sábado, 28 de janeiro de 2012

Maratona do Centro

Inscrição confirmada para a maratona do Centro na Batalha, a contar para a Taça de Portugal XCM.

Agora é aguardar por dia 25 de Março.



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chegou o pai natal....

Pois é! o gajo andou a brincar comigo e ainda teve a lata de dizer que já vem com a rodagem feita......ehehheh

Eis a beldade....


Sim! não é modelo de produção! Trata-se de uma especial de "corrida" para mim eheheh.É uma Rock Shox RCT 3, mas com copa da XX e com bloqueador hidraulico.

A "Gaja"acusou 1580, mas após cortar o excesso, nomeadamnte o tubo de direcção, retirada de uma peça do bloqueador e de cortar o cabo hidraulico acusa 1509.

Na caixa vinha também uma bomba de suspensão, kit de revisão e autocolantes.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rescaldo da 1.ª Maratona de Abrigada

Quem foi o gajo que provocou o S. Pedro?


Pois é! O que no sábado estava seco depressa passou a encharcado e bem encharcado, graças ao Sr. da chuva. Nunca pensei em encontrar um terreno naquelas condições, pois nem sequer me apercebi da chuva ehehe

Mas falando do que interessa, posso dizer que para primeiro evento, considero que foi muito positivo, e ainda por cima o S. Pedro complicou as coisas, porque organizar um evento com chuva não é a mesma coisa de o organizar com sol, mas a organização esteve à altura e proporcionou-me uma excelente manhã de puro btt, sendo que a minha bike tem outra opinião lol.

Não posso dizer que fui surpreendido pelo percurso, porque conheço relativamente a zona e digo relativamente porque apesar de perto não faz parte da minha área de treino, mas fiquei muito satisfeito em saber que existiu preocupação da organização em criar uns trilhos de propósito para o evento, o que é sempre de louvar.

Em termos de estrutura montada para o evento, considero que foi a suficiente, mas como é lógico quero sempre mais e melhor. Nessa base digo que o recinto deveria ter sido dividido em dois para permitir a passagem de quem se atrasa para trás dos que já lá estão e dividir o pessoal que vai participar do restante.

Este evento ficou gravado na minha memória, não fosse a minha primeira vitória, mas não só, pois infelizmente tenho de trabalhar (lol) e por esse motivo não tive o prazer de receber o troféu, uma vez que estes não foram entregues após a chegada dos atletas. É certo que existe regulamento, mas de acordo com a promoção do evento no Forúm btt, a entrega seria após a chegada dos atletas, o que não aconteceu. Contudo agradeço a compreensão, sendo certo que à presente data já o tenho em minha posse. Fica um grande obrigado ao meu representante eheheh


A minha opinião
- Organização: Considero uma boa organização, com um ou outro ponto a melhorar, mas tendo em conta que se trata de um primeiro evento, onde acredito que foi dado o que de melhor sabem, não seria justo exigir o que se exige em eventos já com provas dadas e anos de experiência.
- Levantamento de dorsais: Rápido e sem complicações, ás 08:10.
- Ofertas:  Um gorro! forma diferente de recordar o evento. O gel e o "doce" é sempre bem vindo.
- Briefing: Percepivel e suficiente, com referência ás formas de marcação do percurso.
- Partida: Algo atrapalhada, com 20 minutos de atraso. Do meu ponto de vista, o recinto era dividido em dois, sendo que os atletas entravam, "tipo controlo 0", pelo acesso da chegada da prova e à hora marcada era fechado o acesso a terceiros pelo local onde sai-mos e assim acredito que se resolvia o assunto do pessoal a entrar e não saber onde se posicionar, por forma a não se colocar à frente do que já lá se encontravam.
- Percurso: Bom percurso, agradável, com laminha à mistura.... é btt puro e duro, gostei! 
- Sinalização do percurso: Sem reparos.
- Controlos: Sem reparos! ou quase, à que evitar postos de controlo a subir.
- Posto de abastecimento: à muito que não utilizava, mas perdi o bidon e lá teve de ser, mas não consegui ter tempo para formar opinião.
- Chegada: Muito bem pensada, com espaço suficiente para o sprint final.
- Lavagem de bikes: fui o primeiro e foi 5 estrelas, mas uma mangueira para o pessoal todo é insuficiente e valeu a lavagem do intermarchê. É nisto que o portuga peca, com os bombeiro ali ao lado, meia dúzia de mangueiras ligadas ao tanque de algum veículo resolvia o problema.
- Balneários: Água a ferver, é que se quer! Fui o segundo a utilizar as mesmas lol. Pelo que sei a água quente durou pouco, sendo este um dos pontos mais importantes a rever.
- Almoço: não participei.
- Prémios: Troféus para os primeiros três, nas quatro vertentes, acompanhados por uma garrafa de vinho. À que louvar a entrega de prémios, pois cada vez existem mais eventos sem prémios, o que acho incrível, tendo em conta os montantes envolvidos.

A minha prestação
Como vem sendo hábito, voltei a colocar-me o  mais à frente possível na linha de partida e consegui entrar na terra batida nos primeiros lugares, pois entrei nos 5 primeiros. A partir daí foi aguentar o mais possível a roda dos primeiros, o que consegui praticamente até terminar os primeiros 5 kms. Neste momento já seguia dentro dos 7 primeiros juntamente com um atleta para a meia maratona. 


Como tinha consciência que os que me tinham passado têm outro andamento, optei por controlar o atleta da meia maratona que seguia comigo, aproveitando também o facto de seguir connosco o Miguel Costa que seguia para a maratona e tem bom andamento, o que foi vantagem para as minhas intenções. Conseguimos organizar-se e fomos puxando à vez, o que resultou pois consegui-mos chegar ao atleta Claudio Paulino que seguia à nossa frente.


O grupo passou a ser composto pelos quatro e assim iniciámos a subida para montejunto, sendo que à divisão do percurso trazia uns metros de vantagem sobre o atleta da meia maratona que vinha no grupo. Nesse momento aproveitei para forçar mais o andamento e sabendo pelo gráfico de altimetria que se ia iniciar uma secção de descidas, fugi ao mesmo e continuei a forçar o andamento para conseguir chegar à próxima subida com uma  boa vantagem, o que consegui.


Depois de terminada a subida para os Casais da Pedreira e não avistar ninguém atrás de mim, foi manter um andamento certo e controlado, não fosse aparecer o "zé", pois a correr bem já não iria perder a minha posição.

Contrariamente ao que pensava, os últimos kms foram de extrema dureza, tal era o barro, ao ponto de ter de desmontar em subidas, que nem dignas desse nome são, contudo aproveitava essa situação para ir controlando as minhas costas. Como não avistava ninguém consegui ir pedalando com cabeça, pois com este tipo de terreno, não são só as pernas que contam, à que saber trabalhar com a bike, ou melhor, com a transmissão, porque ela não aguenta e a qualquer momento ficamos a pé. Felizmente não foi o caso, mas já estava limitado a poucas mudanças, devido ao acumular de lama, pois o desviador deixou de ter força para descer.

Com isto estava com a meta à vista e a satisfação era enorme, pois foi a minha primeira vitória e a primeira é sempre a primeira.


Meus Resultados
Kms: 34,82
Tempo: 1:38:37
Média: 21,18
Acumulado: 680 m
Classificação: 1.º 

                    1.ª Maratona - "Por Trilhos de Abrigada e Montejunto"
                                 Lista de Classificação  Meia Maratona
Classificação
Tempo
Dorsal
Nome
Equipa
1.º
1.37.35
19
Carlos Santos
Arealbike/radioalenquer
2.º
1.39.55
16
Filipe Nunes
TOABike
3.º
1.43.10
23
Paulo Pires
Águias de Alpiarça
4.º
1.44.25
10
Nuno Brás
GDM Team
5.º
1.44.46
126
André Crispim
Individual
6.º
1.45.30
35
Marco Chagas
Marco Chagas
7.º
1.47.20
220
Nuno Azevedo
Marco Chagas
8.º
1.47.25
216
Rui Duro
Marco Chagas
9.º
1.47.58
270
Rafael Correia
GDM Team
10.º
1.49.40
186
Hernani Tomás
BTT SR Camarnal


O meu dia:

Começou ás 07:00 porque apesar da deslocação ser curta, não abdico de estar despachado uma hora antes de se iniciar o evento. Pequeno almoço tomado, foi ir buscar a bike ao trabalho, pois lá é que elas estão bem, depois do susto que tive. Seguidamente desloquei-me para Abrigada onde me encontrei com o resto da equipa.

Fui levantar o dorsal, preparei o brinquedo com óleo e mais óleo e cumpriu-se a saga dos cumprimentos lol, não fosse um evento quase em casa. Entretanto fui movimentando os músculos e só por volta das 08:40 é que me posicionei para a partida, porque até lá não se verificavam movimentações a esse respeito.

Enquanto aguardava a partida ia verificando as caras conhecidas que me podiam "passar" a perna, onde exclui o segundo classificado, por me ser completamente desconhecido.

Terminada a prova, eram horas de regressar a casa e preparar-me para ir trabalhar, onde se incluiu quatro horas de pé sem tirar fora (fonix).

Fica o registo da vitória e do valente treino para o regional de Santarém, meu objectivo principal.

Desta feita fica uma palavra de obrigada ao pessoal que me foi dando força durante o percurso, aos fotógrafos, desta feita foram dois eheheh e a outras duas pessoas que não gostam de publicidade, mas sem ele não conseguia estar presente no evento.

domingo, 8 de janeiro de 2012

1.ª Maratona de Abrigada

Vou paticipar nesta que vai ser a 1.ª maratona de btt organizada pela SPUFA, com o objectivo de apoiar mais uma iniciativa no concelho de Alenquer.

A minha participação vai passar pela meia maratona que conta com cerca de 34 kms e tenho como objectivo lutar por um lugar no pódio.



Em termos de percurso espero uns bons trilhos, não estivessemos nós a falar da serra do montejunto e com uma altimetria razoável, conforme se verifica no gráfico em baixo. Felizmente não deve ir existir lama, graças ao S Pedro, o que é menos um problema para o pessoal e para as bikes, permitindo assim outro tipo de andamento.


Rescaldo da VIII Maratona de Pontével

Pontével convenceu!

Concluída a participação neste evento, está oficialmente aberta a minha época 2012, e melhor era difícil, pois em pleno mês de Janeiro, ter temperaturas amenas, um sol radioso e um mato 5*, já para não falar da enorme vontade, pois as saudades já eram muitas eheheheh, só podia resultar numa excelente manhã de BTT.

Surpreendentemente os trilhos de Pontével deram um salto enorme em organização, sendo certo que o ano passado não pude estar presente, mas recordando 2010, para mim foi da noite para o dia, isto em termos de estrutura, pois em termos de percurso, já era do meu agrado.

Antes de continuar deixo a minha opinião no que diz respeito a rescaldos, onde se inclui o meu. Muitas vezes ouvimos rescaldos completamente diferentes, ou opiniões, o que muitas vezes me faça alguma confusão, razão pela qual tento perceber como terminaram esses atletas, isto em termos classificativos, pois existe sempre uma grande diferença de opiniões, ou quase sempre, entre os primeiros e os últimos, sendo certo que para mim as opiniões mais importantes concentram-se a meio da tabela classificativa.

A minha opinião
- Organização: Borraram a pintura toda com a chegada dos atletas...... 
- Levantamento de dorsais: algo atrapalhado, ás 08:10, mas estruturado com separação numérica, mas os pagamentos à última da hora é sempre complicado.
- Ofertas:  Uma caneca, original e para mais tarde recordar e a tshirt da praxe lol.
- Briefing: Suficiente e dentro do que se quer.
- Partida: Bem organizada, atrás de um veículo da organização e à hora.
- Percurso: Não foi nenhuma novidade para mim, mas também aos eventos que já participei na zona, não à milagres. É sempre bom voltar a passar em alguns trilhos e percebeu-se a opção estradões com receio do "S. Pedro".
- Sinalização do percurso: Excelente.
- Controlos: Sem reparos! ou quase, não fosse a confusão inicial com pessoal "picado" duas vezes e outros só uma.
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: O descalabro, atletas a chegar de sentidos opostos e a terminar no mesmo local, com carros e pessoas pelo meio. As forças de segurança servem para alguma coisa´. Sim! é pago,  mas justificava-se e justificava-se também licenciamento para fechar a rua ao trânsito.
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Não utilizei, tomei banho no rio eheheh
- Almoço: não participei.
- Prémios: Continuo a não compreender como um evento com este número de inscritos não arranja dinheiro para comprar meia dúzia de pastilhas para oferecer aos(ás) primeiros(as).

A minha prestação
Desta feita a participação foi na maratona (à homem! ou quase) e como tal existia uma expectativa diferente e uma abordagem também, pois apesar de se tratar de 52 km não deixava de ser o percurso maior.
Mais uma vez me coloquei à frente na linha de partida, pois a mesma forma de pensar não se alterou. Como o inicio da maratona em subida, lá fomos a ganir pelo alcatrão, tendo eu me mantido na frente, ou melhor junto com os da frente. Ao entrar na terra estava já definido um grupo de 8 atletas, onde me incluía, mas passado meia dúzia de kms apercebi-me que aquilo não era andamento para mim, podia ser! se fosse para a meia, e comecei a organizar um grupo perseguidor.


Sensivelmente ao km 10 já o grupo perseguidor era composto por 7 ou 8 atletas(incluindo eu) e já tinha-mos perdido o grupo da frente, composto por 8 atletas. Entretanto apercebo-me que estava junto a mim o Pedro Barrela da Ouribike e começamos a comandar a perseguição.



Com o passar dos kms o grupo foi perdendo elementos, tendo o último seguido para a meia maratona, mas não sem antes ter de levar um apertão de orelhas, porque apesar de novo, trabalhar não era com ele (parabéns pelo 3.º lugar na meia). Daqui para a frente eu e o Pedro apenas se limitámos a manter a cadência e a controlar a aproximação de algum atleta, pois a chegada à frente da maratona estava afastada. A poucos kms do fim fomos informados que seguiam 6 à nossa frente e um deles já o estava-mos a ver, tendo sido ultrapassado momentos depois.


Já com Pontével à vista e com a garantia do 6.º e 7º lugar, o Pedro perguntou-me como queria terminar, tendo-lhe respondido que por mim podia ser na descontra, e lá seguimos para a meta, tendo eu "optado" pelo 7.º lugar, tendo em conta que ele corria em casa ou quase eheheh

Após a chegada apurei que tinha terminado em 6.º lugar e que possivelmente a informação que me foi dada durante o percurso não estava correcta.

Meus Resultados
Kms: 52,11
Tempo: 2:04:51
Média: 25,02
Acumulado: 980 m
Classificação: 6.º 



O meu dia:

Começou pelas 07:00 com o pequeno almoço e com a preparação do "jê" depois foi seguir rumo até Pontevel, como ponteiro da temperatura a variar entre os 0,5 e os 4 graus. Cheguei a Pontével pelas 08:00 e fui levantar o dorsal e seguidamente comprimentar o pessoal conhecido, que era uma imensidão dele.

Fiz uma voltinha para ver se encontrava o "Pedro Morgado" mas foi em vão e segui posteriormente para o controlo "0" mesmo lá na frente, à conversa com o Nuno Alves. Entretanto chegou o paitrocinio e começou a sessão de fotos ehehehe

À hora marcada deu-se inicio à maratona e duas horas mais tarde estava de regresso, já com a maior parte do pessoal conhecido na "treta" a ver chegar o pessoal. Saiu mais uma sessão de fotos em família e depois das despedidas, segui para casa.


Apesar da pausa o fotografo manteve-se ao seu nível e para a semana à mais.


O Paitrocinio, fotografo, aguadeiro entre outras funções

Valeu a experiência psicológica de não virar para o mais "fácil" e também considero que foi um bom resultado e uma boa média.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VIII Trilhos de Pontével

Nada melhor para começar o ano do que começar com a participação num evento de BTT, para queimar os excessos desta época festiva e para avaliar o "estado" do piloto e da máquina.

Para começar o ano desportivo a escolha recaiu no VIII Trihos de Pontével, evento com alguns anos de existência, que se localiza perto de casa, a um preço acessivel e numa zona geográfica excelente para BTT.

Não é a primeira vez que participo, mas na última vez que participei a organização desiludiu-me muito, mas dois anos depois achei que devia de dar uma segunda oportunidade, a ver se não me arrependo.

A minha participação desta vez será na maratana que conta com 52 kms, o que se enquadra prefeitamente no meu tipo de prova e treino, sendo certo que irei contar com um terreno muito pesado, mas também não vou com objectivo de resultados, apenas pretendo fazer abaixo das 2h30m e fazer o percurso sem levar com o "Zé da Marreta" e assim contibuir para um bom treino para os objectivos principais.

Isto é o que me espera: